A Cozinha Experimental do Chef Ysmael Marquina

terça-feira, outubro 31, 2006

A gastronomia Japonesa....


A culinária japonesa conquistou adeptos e apreciadores de sua arte no mundo inteiro. O exotismo dos pratos e a maneira como são apresentados chamam a atenção não apenas pela beleza e variedade de cores e sabores, mas também pelo equilíbrio e o perfil saudável de cada elemento que os compõem.

O Japão conseguiu ao mesmo tempo manter a tradição de seus rituais e fazer evoluir receitas criadas há mais de mil anos. Naquela época, crenças budistas proibiam a ingestão de carne associada a elementos da natureza o que acabava restringindo a escolha alimentar. Com isso, as matérias-primas essenciais da cozinha japonesa passaram a ser frutos do mar, arroz, macarrão, vegetais, conservas e frutas. Influenciado pelos chineses, o Japão também valoriza a soja em suas receitas e a tem como um dos principais ingredientes de sua cozinha.

Em molho, pasta, fermentada, em pó ou como queijo, a soja divide com os peixes, algas e frutos do mar o papel de protagonista na mesa dos japoneses. O país-arquipélago retira do mar os ingredientes que enfeitam e dão sabor à cozinha. Se, por um lado, as terras montanhosas do Japão são pouco propícias ao desenvolvimento da agricultura, por outro, o país se beneficiou com a cultura do arroz - ideal para esse tipo de relevo.

Presente na maioria das refeições, inclusive no café da manhã, o arroz é chamado pelos japoneses de gohan, ou "honorável arroz cozido". O sushi é sem dúvida uma das iguarias japonesas mais populares e difundidas no mundo. A receita é uma evolução do método utilizado há mil anos na China para a conservação do peixe. Na ocasião, colocava-se uma camada de arroz cozido entre os pedaços de peixe cru; o arroz fermentava e produzia um ácido que conservava o peixe. Foi Yohei, um cozinheiro que viveu no século 18, que mudou a história do sushi. Ele teve a idéia de substituir o peixe fermentado pela carne crua e transformou a iguaria em algo parecido com o que se come hoje. Para eliminar de uma vez por todas os riscos de contaminação, em meados do século 19, o vinagre, o wasabi (raiz-forte) e o gengibre ganharam espaço na culinária japonesa por conterem características anti-bacterianas. Travessas laqueadas, cerâmicas, bambus trançados e madeiras decoradas.

Toda a composição da culinária japonesa parece ter sido minuciosamente planejada. O visual é destaque, mas o sabor e o cuidado no preparo dos pratos, bem como as atitudes e os rituais envolvidos na "cerimônia" da refeição também são bastante valorizados. Segundo a tradição japonesa, a comida deve ser saboreada com a boca, com os olhos e com o coração.

Saiba mais das iguarias japonesas na sessão SAIBA MAIS SOBRE....



terça-feira, outubro 03, 2006

Pizzas do Nativo...quase D.O.C.

Vamos simplificar: pizza é pão. Ampliando um pouco o conceito, pizza é um pão com guarnições que já sai pronto do forno. Como diriam os italianos, é pane e companatico.

E nisso reside a genialidade pois pane é pão, alimento primeiro, e companatico é tudo aquilo que, dependendo das circustâncias e das posses, se acrescenta ao pão para compor uma refeição. Um achado perfeito e uma execucão que parecia simples, pois é .. com minhas experiencias laborais em pizzarias famosas da cidade como a Capriciossa onde trabalheir por varioas anos, e conhecendo o trabalho de outras grandes como o BRAZ de São Paulo.. peguei o desafio de no Nativo montar um simples cardapio de pizzas que sem muita pretenção ter-se tornado as favoritas da Barra e aos poucois conquista publico...sem querer concorrer com as grabdes da area tentamos fazer fazer uma pizza de qualidade com ingredentes nacionais , sem querer levar a denominação D.O.C. pois para isso exige custos elevados em ingredente e preparo, porém utilizamos ingredentes de boa qualidade e um trabalho minusioso é feito para oferecer uma boa pizza ....

Parecia simples porque os cariocas sobreviviam ás pizzas locais graças á mais que generosa aceitação de qualquer coisa que lhe fosse oferecida com esse nome.... mas depois de o Rio se deparara com inumeras pizzarias D.O.C. vi que a coisa era bem outra...Pra criar minha pizza requeria de varias exigencias que pudessem ter uma certa qualidade com semelhança das melhores da cidade, uma boa farinha, uma boa mussarela sem ser de búfala, um molho cru feito com bons tomates e um bom aceite, o unico que lamento é nao ter um forno á lenha mas escolhimos bem o tipo de forno pra o qual utilizariamos pra fazer as famosas receitas....

De calabreça, Margarita, shitaky com alho poró (minha favorita) , Carne seca com catupiry são algumas das receitas oferecidas na casa.E tendo um certo respeito tradição gastronomica tamos dando demostração inequivoca ....

Na verdade DOC no Nativo nada tem a ver com o verdadeiro significado (denominazione d´origine controlata), quer dizer é pizza duo core, feita com o coração e servida com amor.....

Mama mia!!!!!!

Conheça mais sobre D.O.C na sessão Saiba mais sobre.....


obrigado pela visita