A Cozinha Experimental do Chef Ysmael Marquina

terça-feira, outubro 31, 2006

A gastronomia Japonesa....


A culinária japonesa conquistou adeptos e apreciadores de sua arte no mundo inteiro. O exotismo dos pratos e a maneira como são apresentados chamam a atenção não apenas pela beleza e variedade de cores e sabores, mas também pelo equilíbrio e o perfil saudável de cada elemento que os compõem.

O Japão conseguiu ao mesmo tempo manter a tradição de seus rituais e fazer evoluir receitas criadas há mais de mil anos. Naquela época, crenças budistas proibiam a ingestão de carne associada a elementos da natureza o que acabava restringindo a escolha alimentar. Com isso, as matérias-primas essenciais da cozinha japonesa passaram a ser frutos do mar, arroz, macarrão, vegetais, conservas e frutas. Influenciado pelos chineses, o Japão também valoriza a soja em suas receitas e a tem como um dos principais ingredientes de sua cozinha.

Em molho, pasta, fermentada, em pó ou como queijo, a soja divide com os peixes, algas e frutos do mar o papel de protagonista na mesa dos japoneses. O país-arquipélago retira do mar os ingredientes que enfeitam e dão sabor à cozinha. Se, por um lado, as terras montanhosas do Japão são pouco propícias ao desenvolvimento da agricultura, por outro, o país se beneficiou com a cultura do arroz - ideal para esse tipo de relevo.

Presente na maioria das refeições, inclusive no café da manhã, o arroz é chamado pelos japoneses de gohan, ou "honorável arroz cozido". O sushi é sem dúvida uma das iguarias japonesas mais populares e difundidas no mundo. A receita é uma evolução do método utilizado há mil anos na China para a conservação do peixe. Na ocasião, colocava-se uma camada de arroz cozido entre os pedaços de peixe cru; o arroz fermentava e produzia um ácido que conservava o peixe. Foi Yohei, um cozinheiro que viveu no século 18, que mudou a história do sushi. Ele teve a idéia de substituir o peixe fermentado pela carne crua e transformou a iguaria em algo parecido com o que se come hoje. Para eliminar de uma vez por todas os riscos de contaminação, em meados do século 19, o vinagre, o wasabi (raiz-forte) e o gengibre ganharam espaço na culinária japonesa por conterem características anti-bacterianas. Travessas laqueadas, cerâmicas, bambus trançados e madeiras decoradas.

Toda a composição da culinária japonesa parece ter sido minuciosamente planejada. O visual é destaque, mas o sabor e o cuidado no preparo dos pratos, bem como as atitudes e os rituais envolvidos na "cerimônia" da refeição também são bastante valorizados. Segundo a tradição japonesa, a comida deve ser saboreada com a boca, com os olhos e com o coração.

Saiba mais das iguarias japonesas na sessão SAIBA MAIS SOBRE....




obrigado pela visita